Muitos processadores modernos de plásticos estão comprometidos com a proteção ambiental e otimizam sua produção em termos de sustentabilidade e eficiência energética. Um aspecto essencial é o uso cuidadoso do plástico como recurso. Os resíduos da produção interna devem ser reciclados e devolvidos ao ciclo de produção como matérias-primas valiosas, e os novos produtos devem ser frequentemente suplementados por regranulados dos recicladores.

Na fabricação de produtos semiacabados, como chapas de Poliestireno ou ABS, alguns processadores de plásticos bem conhecidos na Alemanha também estão confiando no aumento do uso de materiais reciclados.  Termoplásticos como o Poliestireno e o ABS são bem adequados para isso, pois suas propriedades materiais significam que podem ser usados com mais frequência.

A retrofit do filtro de massa fundida como ferramenta de ajuste essencial para o uso de material reciclado na extrusão de chapas

Entretanto, ao mudar uma linha, deve-se assegurar que nem as propriedades de alta qualidade do produto final sejam prejudicadas nem a estabilidade e continuidade do processo sejam comprometidas.

RSFgenius
Sistema de Filtragem Rotativa RSFgenius, autolimpante e de processo constante

A filtragem da massa tem uma influência significativa na estabilidade do processo e na qualidade do produto, já que o processamento de reciclados requer uma filtragem mais fina, devido à maior contaminação. A simples filtragem do equipamento original, como instalado em linhas de extrusão para material virgem, rapidamente se torna um gargalo no processo de extrusão.    

Um grande fabricante e termoformador de chapas de poliestireno na Alemanha reconheceu este aspecto desde cedo e equipou tres de suas linhas de extrusão com os sistemas de filtração de massa RSFgenius, altamente eficientes e constantes no processo. Devido ao retrofit das linhas, os resíduos de produção, que são gerados durante a produção dos sistemas de termoformagem, podem agora ser alimentados de volta ao processo.

Um renomado fabricante de chapas de ABS e poliestireno de North Rhine-Westphalia também realizou um retrofit de sua linha de extrusão de chapas e substituiu o filtro existente pelo Sistema de Filtragem Rotativa RSFgenius, totalmente automático.

Ao escolher a tecnologia correta de filtragem, é crucial que um alto grau de consistência de processo seja obtido ao mesmo tempo em que são processados altos níveis de contaminação.

É aqui que o compacto Sistema de Filtração Rotativo Gneuss pontua, especialmente o filtro RSFgenius autolimpante, pois mantém a pressão especificamente dentro de uma faixa de pressão monitorada de +/-2 bar. Graças à lavagem eficiente e integrada do segmento com alta pressão, as telas utilizadas podem ser reutilizadas em até 400 vezes, o que significa uma filtragem totalmente automática sem a necessidade de intervenção por vários meses.

Em contraste com muitos trocadores de tela convencionais, o projeto dos Sistemas de Filtração Rotativa é extremamente compacto, de modo que eles podem ser integrados em instalações existentes de forma a economizar espaço. Grandes conversões e longos tempos de parada resultantes não são necessários.

Amortização rápida graças a soluções de engenharia individuais de alto desempenho

Além da gama de Sistemas de Filtragem Contínuos altamente eficientes, a Gneuss tem uma equipe de especialistas dedicada que consideram cada caso individual em detalhes, individualmente e em estreita cooperação com o cliente. Assim, ao fazer o retrofit de linhas existentes, é elaborada uma solução específica para o cliente que incorpora a solução de instalação otimizada mesmo para situações de linhas complexas, levando em conta o processo geral e os requisitos econômicos para um rápido retorno de investimento.