Se ao processo de produção forem adicionados resíduos de produção interna e resíduos altamente contaminados pós-consumo, partículas estranhas de vários tamanhos e quantidades entrarão no fluxo de massa. Estes devem ser filtrados eficientemente para garantir uma qualidade consistente e alta do produto final. Ao mesmo tempo, a filtragem da massa não deve ter nenhuma influência perturbadora sobre o processo de produção.

Vários sistemas de filtragem, no entanto, exigem que a produção seja interrompida ao trocar as telas, causando distúrbios no processo devido a picos de pressão ou mesmo gerando partículas interferentes no caso de resíduos se soltarem durante a troca de telas.

Processo de produção sem problemas através de condições permanentemente constantes

Com a exclusiva Tecnologia Rotativa Gneuss, as condições de fluxo de massa são permanentemente constantes, ou seja, a queda de pressão através da tela, ou a quantidade de sujeira na tela é mantida constante, de modo que a planta é permanentemente operada na condição ideal.

Isto se deve ao movimento contínuo e rotativo do disco da tela, com o qual os elementos filtrantes são movimentados através do canal de massa. Um sistema de controle assegura que a ocupação da tela permaneça constante. Assim, se a carga de sujeira varia, o sistema de controle reage automaticamente e muda a velocidade de rotação do disco de tela. A pressão no sistema permanece constante, sendo a velocidade de rotação do disco de tela a única variável não constante no processo de filtração.

Isto torna a tecnologia rotativa a solução ideal para o aumento do uso de reciclados. Os Sistemas de Filtração de Massa Gneuss podem ser facilmente integrados ao processo existente e são perfeitamente adequados como soluções de retrofit. O sistema de comando autossuficiente fornecido, monitora o processo de filtração em conjunto com a linha de produção.

A pressão no sistema é mantida constante através do movimento de rotação contínua do disco da tela. Assim que a cobertura de contaminação das telas varia, o sistema de controle reage automaticamente e altera a velocidade de rotação do disco filtrante.

Vantagens dos Sistemas de Filtração Gneuss para aplicações de reciclagem

Os Sistemas de Filtração Gneuss foram desenvolvidos para aplicações exigentes de reciclagem e estão em uso com sucesso há décadas. Todos os filtros desta tecnologia líder produzida em Bad Oeynhausen, Alemanha) funcionam com tecnologia rotativa comprovada e única, tendo seguintes vantagens:

  • Nenhuma interferência sobre processo de produção gerada pelo filtro
  • Produção com pressão constante, livre de picos de pressão
  • Operação automática e segura com o mínimo esforço operacional
  • Canal de massa específico para aplicação e reologicamente otimizado para curtos tempos de residência da massa, fluxo de canal livre de cantos mortos e mudanças rápidas de produto
  • Processamento sem perturbações mesmo para plásticos sensíveis
  • Alta qualidade do produto final de forma consistente
  • Substituição simples e segura do elemento filtrante
  • Limpeza eficiente dos elementos filtrantes do filtro pela retrolavagem totalmente automática RSFgenius
  • Telas fabricadas de malha de aço inoxidável multicamadas, que permitem taxa de filtragem de até 10µm em aplicações com reciclados
  • Utilizado com sucesso há mais de 35 anos na produção de lâminas e fibras, compostos, PVC e outras aplicações exigentes