No contexto dos requisitos legais para a utilização de materiais reciclados, da Estratégia de Plásticos da UE e do compromisso dos principais líderes de mercado com um ciclo responsável de plásticos, a adaptação das fábricas para aumentar a reciclabilidade é uma forte tendência. Em particular, os sistemas de filtração a pressão e de processo constantes da empresa alemã Gneuss, são muito procurados, apesar da crise da COVID-19.

A tecnologia rotativa singular da Gneuss permite um processo de produção sem variações, com condições permanentemente constantes mesmo com aumento na utilização de reciclados. Os Sistemas de Filtração de massas Gneuss pode ser facilmente integrado no processo existente e são perfeitamente adequados como uma solução de retrofit.

As expectativas que a Nosoplas colocou no retrofit com um filtro rotativo Gneuss foram totalmente satisfeitas. Imediatamente após a entrada em serviço, observou-se uma redução drástica das perdas pela retrolavagem e, ao mesmo tempo, a qualidade produzida do granulado rPET foi visivelmente aumentada.

Filtro com retro-lavagem RSFgenius como solução excelente para a reciclagem de flocos de garrafas PET

Ao processar flocos de garrafas PET pós-consumo para reutilização em garrafas (“bottle-to-bottle”), os requisitos de pureza do material (material transparente para garrafas de bebidas) em combinação com o elevado grau de contaminação dos flocos das garrafas, impõe grandes exigências à filtragem da massa.

Filtro RSFgenius totalmente automático, com processo e pressão constante e limpeza automática das telas

Para que as telas do filtro de massa não tenham que ser constantemente substituídas no caso de uma elevada carga de contaminação, idealmente são utilizados aqui sistemas com auto-limpeza que limpam os elementos filtrantes por meio de retrolavagem. Com a retrolavagem, parte do fluxo de massa é utilizado para a limpeza dos elementos filtrantes, sendo que a quantidade necessária para isso varia muito dependendo do sistema. Em contraste, com a retrolavagem com alta pressão do filtro com retrolavagem RSFgenius, a perda de massa é mínima, mesmo com alto grau de contaminação.

A elevada rentabilidade e o rápido retorno do filtro rotativo RSFgenius convenceu também a empresa Nosoplas na Espanha. A Nosoplas produz pellets RPET a partir de flocos de PET e é fornecedor de várias empresas que os utilizam para fabricar pré-formas e, numa fase posterior, garrafas de bebidas de alta qualidade.

Os problemas de retrofluxo anteriores e as elevadas perdas de massa, no filtro de massa atualmente existente, levaram a empresa a substituí-lo por um RSFgenius 175 com uma capacidade de produção de 1.500 kg/h com uma taxa de filtração de 56 µm. Para aplicações especiais, agora são até mesmo possíveis taxas de filtração de 30 µm, com um rendimento constante e sem ser necessário interromper a produção durante a troca dos elementos filtrantes.