CONSENT Plastic, um empreendimento árabe do CONSENT GROUP foi fundado em 1975, é o líder na fabricação de fitas de arquear e flocos de garrafas PET no Oriente Médio. A Consent Plastic manufatura flocos de garrafas PET e produz fitas de arquear de grande resistência que são vendidas também além do Oriente Médio. Com a marca PETBAND® é oferecido um largo espectro de fitas de arquear de alta qualidade.  No intuito de uma ampliação de capacidade, o fabricante árabe adquiriu uma nova linha de produção para a fabricação de fitas de arquear de PET a partir de 100% de flocos de garrafas pós-consumo. Além do mais, tanto podem ser processadas preformas e fitas moídas quanto combinações de material.

O fato é que o equipamento de extrusão Gneuss MRS, eliminando os ciclos de intensa energia da pré-secagem e cristalização, convenceu a Consent Plastic. Em comparação com o equipamento atual, consistindo de extrusora de um fuso, cristalização e pré-secagem, a Consent agora economiza 12% do espaço requerido e 20 a 25% de consumo de energia  conseguindo considerável aumento na qualidade relativa à resistência à tração, alongamento e redução do efeito “splitting”. 

Estes benefícios se dão através do intenso efeito de mistura do MRS, assim como de sua eficiência de desgasificação. Além do mais são eliminados, em comparação do equipamento atual, os intensivos trabalhos de manutenção no sistema de secagem e de cristalização e os respectivos tempos de máquina parada. Finalmente a máquina reage de forma amplamente automatizada às variações de qualidade no material de entrada, sem que se originem interrupções de produção. 

Foto de Sr. Akkala em frente do novo equipamento „Nós operamos aqui em Dubai o único equipamento que produz fitas de arquear de flocos de PET sem que estes sejam dispendiosamente secos ou cristalizados“ afirma Maheshwar Akkala, Gerente de Produtos Plásticos da Consent. „Isto já se espalhou no setor. Diversos fornecedores concorrentes nos perguntaram a respeito desta tecnologia“.
O fluxo do novo equipamento da Consent totaliza até 700 kg/h, o nível de vácuo da bomba de de anel líquido opera em torno de 25 mbar. O sistema de filtração rotativo com pressão e processo constantes utiliza uma taxa de filtração de até 56 µm a fim de eliminar todos os corpos estranhos que posteriormente poderiam provocar rupturas durante o estiramento.
O grupo de matrizes se compõe de 4 bombas que, em conjunto, podem produzir 8 fitas simultâneas com a dimensão de 9,5 x 0,6 até 32 x 1 mm. A taxa de estiramento pode ser de até 1 por 8, a velocidade de tração de até 160 m/min.
Para embalagens manuais ou automáticas, conforme a necessidade, são utilizados conjuntos de gofragem de ou aplicação de camada de cera. Além disto, um acumulador compensa a velocidade reduzida de tração por ocasião da troca de rolos.
„Com o novo equipamento baseado na extrusora MRS da Gneuss pudemos melhorar ainda mais a nossa qualidade e acima de tudo reduzir nossos custos“ diz o satisfeito Sr. Maheshwar Akkala.

No caso de consulta, contate:
Andrea Kossmann / Marketing
Gneuss Kunststofftechnik GmbH
Moenichhusen 42
32549 Bad Oeynhausen
Germany
Tel: + 49 5731 / 5307 -10
Fax: + 49 5731 / 5307- 77
Email: gneuss@gneuss.com