Existem muitos sistemas de geração de vácuo no mercado, geralmente são utilizados dispositivos de multi-estágio, que geram o nível de vácuo necessário por meio de bombas de parafusos e/ou bombas Roots.

A dificuldade ao aplicar-se este tipo de tecnologia é proteger estes sistemas das substâncias que são extraídas da extrusora e não são apenas vapor de água ou glicol. Durante o processo de degasificação nos sistemas MRS, grande quantidade de monómeros, oligômeros, ceras ou outras substâncias pegajosas são também extraídas. Estas bloqueiam os geradores de vácuo com tolerâncias muito apertadas, em muito curto espaço de tempo. Por conseguinte, deve ser dada atenção à separação destas substâncias entre o domo de degasificação e o próprio gerador de vácuo.

Nos últimos anos, a Gneuss desenvolveu vários conceitos, em cooperação com peritos internacionais e fabricantes bem conhecidos em tecnologia de vácuo, que se adaptam de forma otimizada aos respectivos processos.

Poli-reator JUMP

Fluxograma de condensador para aplicações do JUMP

A reação química dentro do sistema de policondensação JUMP libera principalmente gases dos vapores de glicol. A maioria dos componentes pegajosos que são normalmente liberados durante o processo de degasificação, bem como a água intrínseca, são removidos na etapa de extrusão a montante com a extrusora MRS, utilizando a robusta tecnologia de bombas de anel de água.

Com a tecnologia de vácuo dos sistemas JUMP, o gás quente extraído é arrefecido e condensado à medida que flui através de uma névoa líquida fria. Uma vez que o gás é principalmente glicol, este é também utilizado como líquido de refrigeração. Este glicol é bombeado num circuito, as possíveis substâncias estranhas remanescentes são eliminadas através de filtros bolsa e arrefecidas em trocadores de calor antes de serem reintroduzidas no condensador.

 

Extrusora de poli-reacao MRS

Fluxograma do sistema na área fria MRS

Na extrusora MRS, a maioria dos gases é constituída por água, por vezes até 1% ou mais da vazão. Para um sistema de 1000 kg/h, isto significa 10 l/h de água ou 10 m³/h de vapor de água (em condições padrão) que deve ser extraído. Com vácuo, isto resulta numa capacidade teórica de aspiração de 10.000 m³/h, o que requer um sistema muito grande. A degasificação a vácuo do MRS utiliza, portanto, uma sofisticada tecnologia de resfriamento. Este é arrefecido com um meio de circulação muito frio para que o vapor de água extraído passe para a fase sólida. O gelo aderido às superfícies de transferência de calor (bem como quaisquer outros produtos que são extraídos adicionalmente) pode então ser raspado por meio de limpeza mecânica durante o processo ou lavado com água quente.

 

 

As tecnologias de vácuo Gneuss para a reação poli-reativa reduzem drasticamente os volumes necessários das bombas dos geradores de vácuo utilizados. Dependendo da aplicação e da tarefa, diferentes aparelhos para o funcionamento otimizado com proteção das bombas são utilizados.